Iniciativa será realizada em parceria com Bracell Social, Prefeitura e Sebrae e inscrições estão previstas para fevereiro
A MS Florestal vai levar para o município de Bataguassu um projeto social que tem o objetivo desenvolver a produção sustentável unida ao empoderamento de mulheres de baixa renda, especialmente costureiras. Em parceria com Bracell Social, Prefeitura de Bataguassu e Sebrae-MS, o Projeto Dona Della – Costura Sustentável vai proporcionar capacitações e oportunidades de negócios no segmento da costura a partir do reaproveitamento de tecidos.
A ideia é criar produtos com uniformes antigos da empresa, que antes iriam para descarte, montando assim uma produção de reutilização criativa. Costureiras que tiverem interesse em participar, receberão capacitações voltadas tanto para o empreendedorismo, quanto no âmbito da sustentabilidade. Elas aprenderão como ressignificar esses resíduos em suas produções e como ter um negócio nessa vertente, incluindo a formação de uma associação.
Quem poderá participar do Projeto são especificamente mulheres residentes em Bataguassu, de baixa renda, e que tenham curso ou algum tipo de experiência em costura. Todas as atividades serão fornecidas gratuitamente. “Este é um projeto com potencial enorme, pois trabalha o fortalecimento das mulheres por meio de produtos que agregam valor ao mercado, unindo o econômico, o social e o ambiental. Essa parceria com a Prefeitura de Bataguassu e o Sebrae, constrói uma base sólida para o desenvolvimento dessa localidade onde a empresa atua”, expressa Marisa Coutinho, gerente de Relações Institucionais, Governamentais e com Comunidades da MS Florestal.
“Esse projeto vem somar o apoio que temos prestado a esse público, estimulando o empreendedorismo e a geração de renda”, ainda expressou o prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo.
Projeto Dona Della
A primeira edição do Dona Della ocorreu no ano passado no município de Água Clara. Foram mais de 450 mulheres impactadas, incluindo microempresárias em diversos segmentos, além da costura. Dentre elas, a artesã Doane Padilha teve uma experiência com a costura criativa: por um pedido feito pela própria empresa, ela transformou uniformes antigos em nécessaires. “Eu aprendi a costurar aos 15 anos. Quem sabe costurar, consegue aprender a fazer qualquer coisa, então quando surgiu a ideia das necessaires feitas com os uniformes antigos, eu topei e deu super certo. O Projeto como um todo é incrível, me ajudou a alavancar minhas ideias e tornar meu sonho realidade”, expressou.
Neste ano, o Dona Della também está previsto para mais uma edição em Água Clara e ainda em Santa Rita do Pardo, a partir do segundo semestre de 2024.