Mãe e filha se incentivam em projeto de Costura Sustentável e descobrem paixão em costurar

De Bataguassu, elas se revezavam para participar das aulas de costura

Mulher é sinônimo de coragem e determinação. O Dia das Mães tem inúmeras histórias de superação, o que não seria diferente de Marlúcia Feitosa Lima e Isabeli Pires Feitosa Lima, mãe e filha moradoras de Bataguassu.

Durante o ano passado, as duas se revezavam no ano passado no projeto Costura Sustentável promovido pela MS Florestal pelo programa Bracell Social e parceria com o Sebrae e prefeituras municipais. 

Isabeli tem três filhos, sendo duas meninas uma de sete anos, outra de seis anos e um bebê de 1 ano e 9 meses. Uma das meninas foi diagnosticada com TEA (Transtorno do Espectro Autista).

A preocupação da mãe de Isa, como é conhecida, era a jovem viver para cuidar dos filhos e não ter uma renda. Então, de tanto ouvir o pedido da mãe e de uma amiga, soube do curso e se inscreveu no projeto social. “Por ficar muito em casa, comecei a ter quadro de depressão e ansiedade, então, fui com uma amiga ao curso e amei. Eu mandei mensagem toda empolgada para minha mãe porque tinha descoberto algo que eu gosto de fazer”.

Na época, Marlúcia estava viajando com o esposo quando recebeu a mensagem da filha e ficou empolgada para começar. “Ele me incentivou bastante também e então, para Isa e eu fazermos, a gente se revezava. De manhã eu ficava com as crianças para ela ir e à noite eu ia. Quando uma estava desanimada, a outra dava força, incentivando sempre a não desistir”, lembra a mãe.

Marlúcia define o Costura Sustentável como um triunfo. “Se eu tiver que resumir essa experiência na minha vida, eu diria que é uma vitória. Uma vitória na minha história, porque sempre apoiei os projetos do meu esposo e dos meus filhos, e agora esse projeto é uma conquista minha”, avalia.

Com o curso, a mãe de Isabele apostou no trabalho e hoje faz disso a sua renda. “Eu gosto mesmo é de trabalhar com conserto de roupas, porque eu ainda não tenho as máquinas necessárias para poder fazer do zero, para dar um acabamento bonito e perfeito”.

Isabele também compartilha sua trajetória de superação. “Minha mãe sempre me incentivou a fazer alguma coisa, e a costura sempre foi uma delas. Quando descobri o curso, ela me apoiou bastante. Meu maior desafio é sair de casa, cuidar das crianças, especialmente minha filha autista, mas tenho uma rede de apoio maravilhosa, com minha mãe, minhas cunhadas e meu marido, que me ajudam muito.”

A jovem revela que o projeto social foi mais do que uma válvula de escape. “Comecei a gostar, me descobri na costura. No começo, era só um refúgio, mas virou paixão. Agora, estou mais envolvida, participando das atividades e vendo que posso conquistar meu espaço.”

O analista de responsabilidade social e coordenador do Costura Sustentável, Edvaldo Araújo Lima, afirma que atualmente há 21 mulheres inscritas no projeto. “O projeto Costura Sustentável tem transformado a vida das empreendedoras de Bataguassu e marcado lindas histórias na vida suas participantes, como esta de mãe e filha, que juntas no projeto, reforçaram o amor familiar e tem conseguido renda para seu lar”.

Sobre o Bracell Social

O Bracell Social é o braço de investimento social da Bracell, guiado por três pilares fundamentais: educação, empoderamento e bem-estar. A iniciativa visa contribuir para o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida nas comunidades onde a empresa atua. Por meio de 23 iniciativas distribuídas nas três vertentes, a Bracell fortalece práticas educacionais e ambientais, conta com ações de capacitação, empreendedorismo e geração de renda, além de iniciativas de promoção à saúde, cidadania e cultura.