Respostas sobre capacitação profissional vão ajudar a criar cursos conectados com as oportunidades em Bataguassu e região
Uma pesquisa disponível até o dia 11 de julho quer ouvir moradores de Bataguassu e região sobre quais cursos de capacitação profissional a população mais sente necessidade. A iniciativa faz parte das ações do eixo Estar Bem do programa Bracell Social em parceria com a MS Florestal, que pretende ouvir quem está na ponta, mapear as demandas e, a partir disso, oferecer formações voltadas para áreas com mais chance de contratação.
A proposta nasceu após conversas com parceiros da empresa na oferta de cursos, e fez com que a equipe enxergasse uma oportunidade de ampliar o impacto das ações de forma mais direcionada. “Queremos ouvir primeiro. Para ser efetivo na oferta dessa capacitação, precisamos saber o que as pessoas, tanto os colaboradores como a comunidade em geral, querem e precisam. Essa escuta é fundamental para que a formação realmente abra portas”, explica Evelyn Quadros do Carmo, especialista em Treinamento e Desenvolvimento da MS Florestal.
A empresa já vem apostando nesse caminho. Um exemplo é a Escola Florestal em Água Clara, onde são formados operadores de máquinas florestais por meio da parceria com o Senai. Em julho, uma nova turma será aberta para capacitar mecânicos de máquinas — uma função com alta demanda e pouca mão de obra disponível. Serão 25 vagas voltadas exclusivamente à comunidade.
Os dados da pesquisa também vão orientar futuras ações da área de Relações Institucionais, alinhadas com temas levantados em audiências públicas, como geração de emprego, qualificação profissional e valorização da mão de obra local.
Michelle Oliveira, coordenadora de Responsabilidade Social da MS Florestal, reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento regional. “Entendemos que não basta criar oportunidades, é preciso que elas estejam conectadas com a população. A partir disso, vamos buscar parceiros para oferecer capacitações que promovam o desenvolvimento profissional e a empregabilidade futura”, afirma.
Clique aqui para responder a pesquisa até o dia 11 de julho. A expectativa é que, a partir dela, novos cursos sejam oferecidos ainda este ano, com foco em qualificação e empregabilidade.