Silvicultura: MS Florestal assina convênio para criação de curso de Tecnólogo em Água Clara

Título de tecnólogo em Silvicultura é qualificação de nível superior, com foco na prática profissional

A MS Florestal assinou o convênio com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul que formaliza a criação do curso de Tecnólogo em Silvicultura em Água Clara. A criação do curso é uma parceria entre a empresa, a Prefeitura do município e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

A assinatura foi realizada nesta sexta-feira (15 de março), durante o lançamento da PantanalTECHMS, uma feira voltada à sustentabilidade e tecnologia, que acontecerá em junho na cidade Aquidauana. A solenidade de lançamento do evento aconteceu em Campo Grande, no Bioparque Pantanal, e contou com autoridades locais, além de representantes da MS Florestal.

Governador Eduardo Riedel assina convênio para criação do curso de tecnólogo em silvicultura em Água Clara. Foto

Governador Eduardo Riedel assina convênio para criação do curso de tecnólogo em silvicultura em Água Clara. Foto – Geliel Oliveira

O curso

O título de tecnólogo é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) como uma qualificação de nível superior, com diferença de ser um curso de menor duração e focado na prática profissional. O início das aulas está previsto já para o segundo semestre de 2024. O curso terá duração de dois anos e meio. Toda população poderá participar do processo seletivo, assim como colaboradores da empresa que buscam capacitação superior na área.

Em agosto do ano passado, o curso foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEMS (CEPE). Demais detalhes, como processo seletivo dos alunos e data de início das aulas, serão posteriormente definidos conforme cronograma da Universidade.

“Este curso não atende só as necessidades práticas do setor florestal, ele representa nosso compromisso tangível com o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social. Estamos orgulhosos de construir, por meio desta parceria, uma oportunidade tão valiosa quanto este ensino superior para nossa comunidade”, expressa Marisa Coutinho, Gerente de Relações Institucionais, Governamentais e com Comunidades da MS Florestal.

“Ao fornecer acesso a uma educação de qualidade nesta área crucial, estamos capacitando indivíduos a se tornarem líderes no manejo sustentável de nossas florestas. Além disso, estamos contribuindo para a diversificação de habilidades e o enriquecimento do mercado de trabalho local”, acrescenta Amanda Barrera, Gerente de Recursos Humanos da MS Florestal.

“Na UEMS é onde está acontecendo o desenvolvimento. Com este curso por meio dessa parceria com a MS Florestal vamos qualificar 40 profissionais diretamente para atender esse setor. A UEMS entra diretamente na rota da celulose”, ainda comentou o reitor da universidade, Laércio Alves de Carvalho.

Investimentos em educação

Além do ensino superior, MS Florestal também demonstrou seu compromisso com o desenvolvimento sustentável também na educação básica, por meio da contribuição no Projeto MS Alfabetiza. Em dezembro do ano passado, a empresa assinou ainda outra parceria com o Governo do Estado e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul (FADEB) para apoio deste projeto estadual, que tem como objetivo melhorar a proficiência em português, matemática e alfabetização na idade certa das crianças.